quarta-feira, 6 de junho de 2007

A Terceira Actuação

A terceira actuação aconteceu em Vila Verde, a convite da colectividade local, em Fevereiro de 2006, e tinha como principal objectivo a angariação de fundos para pagar a remodelação da Igreja Matriz de Vila Verde - foi de bom grado que aceitamos participar nesta festa.

O concerto correu muito bem. Uma das canções que fez um enorme sucesso foi: "Nossa Senhora da Cunha", de São Mamede de Ribatua - harmonizada pelo Padre António Cartageno.



Acerca do Padre António Cartageno:

Diplomado em Canto Gregoriano e em Composição Sacra pelo Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma é actualmente docente na Escola Superior de Educação de Beja, onde também é membro do Serviço Nacional de Música Sacra e Director do Secretariado Diocesano de Liturgia.
As sua obras têm sido apresentadas em diversos pontos do país e no estrangeiro, obtendo grandes êxitos.
Foi prestada uma homenagem ao padre e ao artista na freguesia que o viu nascer e onde António Cartageno ganhou o gosto pela música assistindo aos ensaios da Banda de Música de São Mamede de Ribatua. Ali foi erguida uma escultura do mestre Laureano Ribatua que evidencia a importância do artista na sociedade. No período da tarde, o Teatro Auditório Municipal de Alijó foi demasiado pequeno para receber todos os que quiseram assistir a uma das obras do autor homenageado, a Cantata para Solista, Coro e Orquestra “Santo Agostinho – O cantor da sede de Deus”.
A excelência do espectáculo não deixou ninguém indiferente. A subtileza e capacidade técnica da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, brilhantemente regida pelo Maestro Mário Pinto do Nascimento, também ele nascido em S. Mamede de Ribatua, emprestaram à cantata um toque de requinte musical incomparável. A prestação do solista João de Nascimento Sebastião foi simplesmente magnífica, constituindo juntamente com os coros convidados o fabuloso contributo vocal da obra. Os coros que se deslocaram ao Auditório foram: Corais do Orfeão de Leiria; Coral “Cantábilis” – CGD Leiria; Coro da Casa de Pessoal do Hospital de santo André – Leiria; Grupo Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria; Grupo “Corális”; Coro do Ateneu Desportivo de Leiria.
A obra ficará para a posterioridade e a lembrança da sua execução no Teatro Auditório Municipal de Alijó ficará na memória de todos quantos tiveram o privilégio de assistir.

Sem comentários: