quarta-feira, 6 de junho de 2007

A Quarta Actuação

Foi no princípio de Julho de 2006, durante as comemorações de mais um aniversário da Filarmónica de Lares, que se realizou a quarta actuação do Coral João Mendes - na sede da Filarmónica local.
Este foi um dos concertos mais bem sucedidos de sempre, na ainda curta vida deste coro, pois todas as peças foram exemplarmente interpretadas.
O Programa do Concerto decorreu sem mácula e sem espinhas; até a afinação, bastas vezes sofrível, pareceu brilhar com a ostentação própria daquelas obras de arte (as primas e outros familiares) que perduram na nossa memória!
Ensaiou-se para esta noite a peça: "Ribeira vai cheia", numa harmonização de Adelino Martins. Porém, não chegou a ser cantada em público pois o Maestro decidiu que o nível de interpretação ainda não era o mais adequado à presente situação; tanto mais que o resto do repertório foi bem interpretado.

O que sabemos acerca deste autor:
Adelino Martins é diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa com os cursos superiores de Composição, Canto e Concerto, bem como os cursos completos de Clarinete, Saxofone e Geral de Piano.
Obteve a Bolsa de Estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, da Secretaria de Estado da Cultura e do ex-F.A.O.J. para frequentar cursos de aperfeiçoamento na Bélgica e em França.
Prestou serviço docente em diversas escolas da cidade do Mondego sendo um dos principais impulsionadores e fundadores do Conservatório de Música de Coimbra. A convite do Ministério da Educação fez parte da primeira Comissão Instaladora (1985-1994) daquela instituição.
Dirigiu o Coro Misto da Universidade de Coimbra durante vários anos e o Coro do Conservatório Regional desta Cidade.
Presentemente dirige o Coral David de Sousa, da Figueira da Foz, o Grupo Coral do I.P.O. em Coimbra e o Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, do qual é um dos membros fundadores.
Entre alguns dos mestres estrangeiros com quem estudou, destaca: Michel Corboz, Vassil Arnaudov, Daniel Deffayet, Hélène Guy, Rafael Passaquet, Herbet von Jaris e Jean Fournet.
Durante anos desenvolveu actividades como músico executante tendo-se apresentado a solo em inúmeros recitais.
É autor de vários trabalhos de composição coral e instrumental.
Tem organizado cursos, concertos, palestras, conferências, concursos, intercâmbios culturais e criado com o seu labor um inesgotável espaço de actuação, particularmente na região Centro de Portugal.

Sem comentários: